Perguntas e Respostas
1- Por que o nome “Constelações Familiares”?
O nome do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa “Colocação [Representação] familiar”. Porém o verbo “stellen” em alemão foi traduzido do inglês como “constellate” que seria algo como posicionar certos elementos numa configuração dada. Como o primeiro livro traduzido ao português veio do inglês e não do original em alemão, foi então traduzido como “constelações familiares”.
2- A Constelação tem relação com alguma religião?
Não, as Constelação não são ligadas a nenhuma religião ou credo. É uma abordagem empírica baseada na percepção do cliente e/ou dos representantes. Bert Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações experienciadas como missionário católico na África do Sul, aliando também o conhecimento das Esculturas Familiares, do psicodrama, dos campos morfogenéticos, da análise transacional, da Terapia Primal, da Fenomenologia, apoiando-se ainda em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, a não localidade.
3- A Constelação tem relação com astrologia, esoterismo?
Não tem relação nenhuma com estrelas, astrologia, esoterismo ou similares. O termo veio da tradução do alemão com conotação de uma representação, uma colocação de elementos representando relações.
4- Como saber se devo fazer uma Constelação?
Digo sempre que a Constelação é um chamado. Se você tem algo que te incomoda e sentiu esse chamado, permita-se! É algo que todo mundo deveria experienciar um dia, mudou a minha vida e a de muitos também. É uma expansão de consciência e mudança de perspectiva em relação à fatos da vida que torna sua vida mais leve e alegre. Leia os depoimentos para se inspirar.
5- É preciso que as pessoas envolvidas na minha questão participem?
Não, não é necessária a presença de outros membros da família ou dos envolvidos, somente da pessoa que quer resolver seu problema.
6- É verdade que a técnica é utilizada nos Tribunais de Justiça, empresas e pelo SUS?
Sim, há várias reportagens a respeito, você pode encontrar algumas aqui abaixo. Também no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é possível encontrar uma matéria que conta um pouco como isso começou na justiça: “A Constelação Familiar começou a ser aplicada pela Justiça na Bahia, em 2012, pelo juiz Sami Storch. Ele tomou conhecimento da técnica em uma terapia pessoal, antes de ingressar na magistratura e, ao aplicá-la às disputas judiciais, surpreendeu-se com os bons resultados. Naquele ano, a técnica foi testada com cidadãos do município de Castro Alves, a 191 quilômetros de Salvador. Nas 90 audiências realizadas, nas quais pelo menos uma das partes participou da vivência de Constelações, o índice de conciliação foi de 91%.” Veja a matéria completa aqui.
7- Se eu for somente assistir a um Workshop, tenho benefícios?
Sim, são beneficiados diretamente a pessoa que está constelando um tema e indiretamente os representantes e todos os que estão assistindo. Por meio da dinâmica das constelações entendemos problemas similares que existem em nossos próprios sistemas familiares. Já presenciei casos de pessoas que mudaram situações em suas vidas após assistirem meus workshops, leia em depoimentos.
8- Fui assistir ao seu Workshop de Constelações e adorei, mas não quero expor meus problemas na frente dos outros.
Que bom que você gostou! Você pode fazer a Constelação de modo individual, tanto presencialmente quanto online, aí não há a exposição da sua questão a outras pessoas.
9- Gostaria de ler mais materiais para entender melhor as Constelações Familiares.
Você pode tanto ler artigos e ver reportagens aqui abaixo ou se preferir, ler livros a respeito das Constelações como os indicados aqui.
Constelação na Mídia
A cada dia surgem mais reportagens sobre as constelações e seus resultados fantásticos! Veja algumas delas abaixo:
- Neuropsicólogo explica o que é constelação (reportagem)
- TV Gazeta – entrevista sobre Constelação (reportagem)
- Constelação Familiar: explicando relacionamentos (reportagem)
Constelação no Poder Judiciário
- Juízes empregam “constelação familiar” para tratar vícios e recuperar presos (artigo)
- Constelação familiar: terapia vai parar em tribunais para agilizar acordos – Notícias UOL (artigo)
- Constelação familiar: técnica terapêutica é usada na Justiça para facilitar acordos e ‘propagar cultura de paz’ -Portal G1 Globo (artigo)
Constelação na Saúde SUS (Sistema Único De Saúde)
- SUS incorpora as Constelações no seu rol de terapias – ISTO É (artigo)
- O que é constelação familiar, terapia oferecida gratuitamente no SUS – Revista Boa Forma (artigo)
Constelação nas Empresas
- Constelações sistêmicas: um sucesso em empresas familiares – EXAME (artigo)
- Constelações Familiares atraem empresários, CEOs e gestores do mundo dos negócios (artigo)