Quem criou e quais as bases da técnica?

A técnica foi criada por Bert Hellinger, terapeuta, teólogo e filósofo alemão, formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, entre outros.

Bert Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas como missionário católico na África do Sul, aliando também o conhecimento das Esculturas Familiares de Virginia Satir, do psicodrama de Levy Moreno, dos campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake, da análise transacional de Erick Berne, da Terapia Primal de Athur Janov, da Fenomenologia de Friedrich Hegel e Immanuel Kant, apoiando-se ainda em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, a não localidade.

Todos os conhecimentos desses vários cientistas e estudiosos formaram a base para o método de Hellinger, criando uma força de transformação única e especial.

O que são as Leis do Amor?

A Constelação tem como base as chamadas Leis do Amor e quando essas leis não são respeitadas, sofremos várias consequências e desequilíbrios! Essas leis são, em síntese:

  • Lei do PertencimentoTodos os membros de uma família tem o direito de pertencer ao sistema. Se alguém é excluído, outro membro tomará seu lugar, repetindo seu destino.

“Pertencer à nossa Família é nossa necessidade básica. Esse vínculo é o nosso desejo mais profundo. A necessidade de pertencer a ela vai além até mesmo da nossa necessidade de sobreviver. Isso significa que estamos dispostos a sacrificar e entregar nossa vida pela necessidade de pertencer a ela. ” Bert Hellinger – A Cura

  • Lei da OrdemAqueles que chegaram antes, prevalecem sobre os que chegaram depois. Sem ordem, não há harmonia.

“O ser é estruturado pelo tempo. O ser é definido pelo tempo e através dele, recebe seu posicionamento. Quem entrou antes em um sistema tem precedência sobre quem entrou depois. Sempre que acontece um desenvolvimento trágico em uma família, uma pessoa violou a hierarquia do tempo.” Bert Hellinger – Ordens do Amor

  • Lei do EquilíbrioDeve haver equilíbrio entre dar e receber.

“O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes. Nos sentimos credores quando damos algo a alguém e devedores quando recebemos. O equilíbrio entre débito e crédito é fundamental nos relacionamentos.” Bert Hellinger – A Simetria Oculta do Amor



Conseguiu identificar quais  dessas leis você está infringindo?

Quer entender a fundo como elas afetam sua vida? 

Sentiu o chamado?

Fale comigo aqui.